Proviron ( Mesterolona ) tem indicações terapêuticas para quem sofre de declínio da atividade física e da agilidade mental na meia-idade e idade avançada, perturbações devidas a deficiência androgênica, diminuição da capacidade de memória e de concentração, perturbações da libido e da potência, irritabilidade, perturbações do sono e tendência depressiva.
Proviron compensa a deficiência na formação de androgénios que começa a decair gradualmente com o decorrer da idade. Proviron é adequado para o tratamento de todas as situações causadas pela deficiente formação endógena de androgénios. Na dose terapêutica recomendada, o Proviron não prejudica a espermatogénese. Proviron é bem tolerado pelo fígado.
Proviron ( Mesterolona )
A mesterolona, após a ingestão oral é rápida e quase completamente absorvida num amplo espectro de dosagem de 10-100 mg. A mesterolona é rapidamente inativada pelo metabolismo.
Perturbações da potência
Proviron elimina as perturbações da potência devidas ao défice androgênico. Quando existem outros fatores isolados ou coadjuvantes, pode prescrever-se Proviron como medicação adicional.
Hipogonadismo
Proviron estimula o crescimento, o desenvolvimento e a função dos órgãos alvo que se
encontram sob influência androgênica, assim como a formação dos caracteres sexuais
secundários nos casos de insuficiência androgênica pré-puberal.
Com Proviron eliminam-se as manifestações carências pós-puberais originadas pela
perda da função das glândulas sexuais.
Infertilidade
Tanto a oligospermia como a insuficiência das células de Leydig podem ser a causa de infertilidade. Proviron aumenta o número de espermatozoides e melhora a sua qualidade, elevando e normalizando a concentração da frutose no ejaculado, aumentando, assim, as possibilidades de fecundação.
Posologia e modo de administração – Proviron ( Mesterolona )
Tomam-se os comprimidos, sem mastigar, com um pouco de líquido. Recomenda-se o seguinte esquema posológico:
Declínio da atividade física e da agilidade mental e perturbações da potência Início do tratamento: 1 comprimido de Proviron 3 vezes por dia. Quando se tenha alcançado uma melhoria satisfatória, pode tentar-se uma redução da dose.
Continuação do tratamento: 1 comprimido de Proviron 2-1 vez por dia. Conforme a natureza e a intensidade da perturbação ou dos sintomas, deve-se adaptar esta dose de manutenção às necessidades individuais. Recomenda-se um tratamento contínuo durante vários meses.
No hipogonadismo é necessário um tratamento contínuo
Para estimular a formação dos caracteres sexuais secundários é necessário administrar 1-2 comprimidos de Proviron 3 vezes por dia durante vários meses.
Como dose de manutenção pode ser suficiente um comprimido de Proviron 2-3 vezes
por dia.
Infertilidade – para melhorar a quantidade e qualidade do esperma
1 comprimido de Proviron 2-3 vezes por dia durante um ciclo espermatogénico completo, isto é, aprox. 90 dias. Por vezes é conveniente repetir o tratamento depois de um intervalo de várias semanas.
Para aumentar a concentração da frutose no ejaculado nos casos de insuficiência pós-puberal das células de Leydig recomenda-se administrar um comprimido de Proviron 2
vezes por dia, durante vários meses.
Contra-indicações
Carcinoma da próstata, tumores hepáticos atuais ou antecedentes dos mesmos.
Advertências e precauções especiais de utilização
Não é conveniente administrar androgénios para estimular a formação muscular ou
aumentar o rendimento físico nas pessoas saudáveis.
Proviron deve-se empregar exclusivamente em doentes do sexo masculino.
Como medida de precaução devem realizar-se regularmente exames à próstata.
Em casos isolados observaram-se, após o uso de substâncias activas hormonais como a que Proviron contém, alterações hepáticas benignas e, mais raramente, de natureza maligna, que em casos isolados provocaram hemorragias intra-abdominais, com risco de vida. Se surgirem dores abdominais agudas, hepatomegália ou indícios de uma hemorragia intra-abdominal há que incluir no diagnóstico diferencial um tumor hepático.
Proviron contem lactose, doentes com doenças hereditárias raras de intolerância galactose, deficiência de lactase de Lapp ou malabsorção de glucose-galactose não devem tomar este medicamento.
Interações medicamentosas e outras formas de interação
Não aplicável.
Gravidez e aleitamento
Não aplicável.
Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas
Não aplicável.
Efeitos indesejáveis
Se, em casos isolados, se observarem ereções frequentes ou muito prolongadas, deve diminuir-se a dose ou interromper o tratamento, a fim de evitar danos no pénis.
Sobre dosagem
Ensaios de toxicidade aguda, após administração única, demonstraram que o Proviron pode ser classificado como praticamente não tóxico. Igualmente não é de esperar qualquer risco de toxicidade mesmo após uma única e inadvertida toma múltipla da dose terapêutica.
Literatura
https://www.bayer.com/sites/default/files/2020-11/Proviron.pdf