O Colecalciferol (Vitamina D3) é produzida a partir de 7-dehidrocolesterol um esteróis presente na pele de mamíferos, por irradiação ultravioleta. Também inclui monografi as para concentrados na forma oleosa, em pó, água e uma forma dispersa. Inclui também uma solução.
SINÔNIMOS: Vitamina D3, colecalciferol, oleovitamina D3
INDICAÇÕES: É usada no tratamento e prevenção de defi ciência de vitamina D em casos de hipocalcemia. A vitamina D age sobre os ossos, rins e intestino regulando o metabolismo do cálcio.
DOSES: Via oral entre: 200U.I. à 400U.I. (a critério médico).
USO DA VITAMINA D: Recentemente tem sido proposto a sua utilização em cremes ou pomadas para uso externo, nas psoríases por sua capacidade de regular o crescimento e diferenciação dos queratinócitos (cremes com 600UI de Vitamina D).
REAÇÕES ADVERSAS: superdosagem contribuem para o desenvolvimento da hiperfosfatemia ou hipercalcemia.Anorexia,náuseas,vômitos,diarréia, sudorese ,cefaléia, sede, sonolência e vertigem também são sintomas de superdosagem.
PRECAUÇÕES: Primordialmente deve ser usada com precaução em crianças, que podem ter sensibilidade aumentada para os seus efeitos, bem como pacientes com insufi ciência renal, cálculos, ou doença cardíaca.
INTERAÇÕES: Há um aumento de risco de hipercalcemia se a vitamina D for administrada com diuréticos tiazídicos, cálcio ou fosfato. Concentrações plasmáticas de cálcio devem ser monitoradas em tais situações.
CONTRA-INDICAÇÕES: A Vitamina D não deve ser administrada a doentes com hipercalcemia.
INCOMPATIBILIDADES: Traços de metais. Iodo, ácidos e sais ácidos, ar, oxigênio, oxidantes em geral e calor (acima de 100°C).