Picnogenol – Pinus Pinaster
O Picnogenol tem nome cientifico Pinus Pinaster Aiton ou Pinus maritima L. Também é conhecido como Pinheiro, Pinheiro-bravo, Pinheiro-marítimo, Pinheiro-das-landes.
Pertence a família Pinaceae, onde sua parte utilizada é a Endoderme. Sua composição química comtém extrato padronizado em 95% Proantocianidina
Indicações e Ação Farmacológica
É indicado no tratamento de veias varicosas, telangiectasias, distúrbios do fluxo micro circulatório cerebral e cardíaco e na alteração da fragilidade capilar.
Também age com efeito benéfico no linfoedema, alteração da função visual, alteração das células endoteliais e da matriz proteoglicana, aumenta a resistência do colágeno e da elastina contra a degradação pela colagenase e elastase.
Combate radicais livres sobretudo devido ao seu forte poder antioxidante. É indicado em afecções respiratórias como sinusite, rinite, faringite, gripe, resfriado, bronquite e asma. Além disso, possui feito anti-aging e tratamento de melasma.
Estudos
Um estudo com 50 pacientes com enxaqueca crônica avaliou o benéficio do extrato de casca de Pinus e vitamina C. Foi avaliada uma fórmula antioxidante de 1.200 mg de extrato de casca de Pinus e 150 mg de vitamina C por dia durante 3 meses.
Os resultados foram: Por fim vinte e nove pacientes (58%) tiveram uma diminuição no número de dias de dor de cabeça ao longo dos 3 meses de tratamento. Os participantes que continuaram tomando extrato de casca de Pinus em combinação com vitamina C por 12 meses tiveram um alívio da enxaqueca com redução de mais de 50% de frequência e severidade das dores de cabeça.
Um estudo avaliou os efeitos da suplementação do extrato da casca de Pinus no melasma com 30 pacientes com pigmentação cutânea, e que receberam, durante 30 dias, cápsulas de extrato da casca de Pinus 25 mg, três vezes ao dia. Portanto os parâmetros avaliados foram a área do melasma e a intensidade do melasma, medida colorimetricamente (utilizando uma cartela de cores padrão).
Como resultado após os 30 dias, a intensidade pigmentária reduziu significativamente. O mesmo ocorreu com a área do melasma.
Além disso, a suplementação de Pinus pinaster proporcionou alívio de fadiga, dor, constipação e sentimentos de impaciência.
Toxicidade/Contraindicações
Pode causar transtornos digestivos. Além disso, não é indicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos de idade, hipersensibilidade ao óleo essencial, insuficiência renal, indivíduos com doença de Crohn, hepatopatias, epilepsia, Parkinson ou outras enfermidades neurológicas.
Dosagem e Modo de Usar
- Extrato seco (95%): 25 a 200 mg ao dia.
- Fotoproteção oral: 1,1 mg/kg/dia
- Redução do risco cardiovascular: 30 mg/kg/dia
- Desordens venosa: 150 a 360 mg/dia
- Uso externo: 2 – 3%
Veja mais conteúdos em nosso blog!
Fonte
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/PINUS-PINASTER.pdf