Ora-Pro-Nóbis
Ora-Pro-Nóbis também conhecida como Pereskia Aculeata, pertencente à família Cactaceae. É uma planta com alto teor de aminoácidos essenciais, com isso pode-se auxiliar na desnutrição em seres humanos.
Suas folhas, que possuem grande quantidade de proteínas, e podem ser utilizadas como emoliente, e seus frutos como expectorante e antissifilítico. Além disso, também possui alto teor de fibras alimentares que auxiliam no processo digestivo e intestinal.
Indicações e Ação Farmacológica
Indicada para o consumo com boa fonte de vitaminas, minerais e grande quantidade de proteínas, dessa forma consegue auxiliar na suplementação nutricional. Ela também contém antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças crônicas. É utilizada em processos inflamatórios, como emoliente no caso de recuperação de pele em queimaduras, na cicatrização de úlceras e na redução do colesterol e diabetes. Além disso, apresenta um potencial antinociceptivo.
Os esteroides β-sitosterol e estigmasterol foram identificados em P. aculeata. Estes fitoesteróis e seus derivados exercem efeitos protetores contra algumas doenças crônicas, como arteriosclerose, câncer, úlcera e inflamações. Uma mistura de fitoesteróis encontrados na dieta inibe o crescimento de células cancerígenas e reduz o tamanho dos tumores e a incidência de câncer de cólon, mama e próstata induzidos por agentes carcinógenos específicos. Além disso, esses esteroides, principalmente o β-sitosterol, inibem a proliferação celular e induzem a apoptose em linhagem de células de câncer de fígado, próstata, mama e de cólon, assim Ora pro nobis pode ser coadjuvante no tratamento e prevenção de canceres. O potencial antinociceptivo de Pereskia aculeata está relacionado a uma ação serotoninérgica na via descendente da modulação da dor.
Estudos sugerem não participação das substâncias ativas na síntese/liberação de serotonina, entretanto pode haver atuação direta em seus receptores.
Toxicidade/Contraindicações – Ora-Pro-Nóbis
Não existem relatos científicos quanto a sua utilização ser fonte de toxicidade. E não há contraindicações conhecidas ou descritas.
Dosagem e Modo de Usar – Ora-Pro-Nóbis
Recomenda-se a dose diária de 250mg de ora-pro-nóbis, administrada duas vezes
ao dia.
Confira mais conteúdos em nosso blog!
Fonte
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2018/02/ORA-PRO-NOBIS.pdf