AUMENTA A CAPACIDADE DA BILE EM SOLUBILIZAR O COLESTEROL
O Ácido Ursodesoxicólico (UDCA) é uma substância naturalmente produzida pelo fígado. O UDCA interfere na suspensão dos cristais de colesterol, bloqueando parcialmente a sua precipitação, causa da formação de cálculos biliares de colesterol, bem como pode chegar a dissolver cálculos biliares de colesterol de tamanho pequeno com diâmetro máximo de 1cm. É um ácido biliar hidrofílico, não tóxico, que apresenta múltiplas atividades hepatoprotetoras, das quais se destacam as propriedades citoprotetoras, antiapoptóticas e imunomodeladoras, assim como um efeito colerético.
Principais indicações:
- Dissolução de pequenos cálculos biliares;
- Colecistopatias (diminuição ou interrupção nos fluxos dos canais biliares);
- Tratamento da Bile Litogênica (quando a bile não solubiliza mais o colesterol, “bile saturada”);
- Indicado para uso humano e veterinário.
Mecanismo de ação
Mecanismo de ação O UDCA inibe a síntese hepática de colesterol e promove a síntese de ácidos biliares, restabelecendo, desta forma, o equilíbrio entre estes, através da passagem do colesterol do estado cristalino sólido ao de cristais componentes da bile, condição necessária para manter o colesterol em solução.
Posologia recomendada:
O composto deve ser administrado por via oral, em dosagem média de 10 a 15mg/kg/peso, sendo utilizado doses de 750mg/dia na dissolução de pequenos cálculos. Pode ser usado por tempo prolongado, inclusive de anos. Recomenda-se que o medicamento seja ingerido com água ou leite, preferencialmente antes de deitar, uma vez que estimulará o ciclo entero hepático, aumentando assim sua eficácia.
Contraindicações
O ácido ursodesoxicólico é classificado em categoria de risco B na gravidez. Os estudos em animais não mostraram qualquer efeito na fertilidade ou reprodução.
Material destinado a profissionais da saúde prescritores. Não se automedique, busque sempre orientação de um profissional.
FONTE: infinitypharma