RELORA®DIMINUI A COMPULSÃO ALIMENTAR E ANSIEDADE CAUSADAS PELO ESTRESSE
Acontecimentos comuns do dia-a-dia, o aumento do número de informações e a necessidade de realizar muitas atividades no menor tempo possível são fatores que contribuem para o excesso do estresse. Um grande número de pesquisas recentes estabeleceram correlações entre estresse, ansiedade, insônia e excesso de peso com implicações significativas para a saúde. Estresse e ansiedade podem causar efeitos negativos no sistema imunológico, níveis hormonais, enzimas e funções gastrointestinais, além de aumentar a suscetibilidade de doenças como depressão e diabetes.
O aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, foi diretamente relacionado com o aumento da ingestão de alimentos e doces calóricos. É também conhecido que o estresse piora a insônia, a ansiedade e a fadiga. Outro estudo mostrou que os indivíduos que dormem por períodos de tempo mais curtos do que o normal são mais propensos à obesidade em quase 70%.
Relora® é a combinação patenteada de constituintes ativos de plantas, o honokiol e a berberina, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. O honokiol apresenta atividade ansiolítica comparada ao Diazepam sem efeitos colaterais associados, como sedação. Berberina também possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos.
Relora® é eficaz na redução do estresse e ansiedade e capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar.
Ações
- Ação tranquilizante sem causar sono;
- Normaliza os níveis de cortisol;
- Diminui os efeitos causados pelo estresse;
- Previne o ganho de peso associado ao estresse;
- Melhora humor;
- Aumenta o vigor;
- Diminui a fadiga;
- Estimula o desempenho físico na realização das atividades diárias;
- Regulariza o sono.
Vantagens
- Reduz a compulsão alimentar causada pelo estresse;
- Diminui a depressão e a fadiga;
- Efeito ansiolítico sem provocar dependência;
- Certificado Kosher;
- Non-GMO (não geneticamente modificado);
Recomendação de uso
Relora® é administrado por via oral, na dosagem de 250 mg de duas a três vezes ao dia.
Relora® é um produto único e patenteado, exija o selo de autenticidade.
Mecanismo de ação
Estudos comprovam que o honokiol age como modulador do GABA, potencializa a ligação do GABA com seu receptor GABAa ocasionando o aumento da entrada de cloro na célula, despolarizando-a. Esse efeito causa sensação de relaxamento comparada aos benzodiazepínicos.
A berberina por sua vez, age como inibidora da MAO (Monoamina oxidase A), essa inibição aumenta a concentração de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade com efeitos comparados aos antidepressivos.
Pela ação sinérgica dos seus dois ativos, Relora® funciona por meio do equilíbrio do hipotálamo no cérebro, que regula funções importantes como níveis hormonais, peso e o ciclo do sono.
Ao promover efeito calmante e ansiolítico, Relora® ajuda a diminuir os níveis de cortisol e restabelecer o equilíbrio do eixo HPA (hipotálamo-pituitária-adrenal), via de hormônio central.
Gráfico 1. Dosagem de cortisol salivar (ug / ml). Foi estatisticamente menor 18% (p <0,05) no grupo Relora® em comparação com placebo, estudo realizado em 4 semanas.
Os resultados para avaliação do estado de humor foi significativamente melhor no grupo Relora® em comparação ao placebo na semana 4 conforme mostra o gráfico 2.
Gráfico 2. Mudanças no humor do grupo Relora® comparado ao placebo em 4 semanas.
Redução ansiedade e apetite (in vivo)
Um estudo conduzido em 26 mulheres saudáveis na pré menopausa, com sobrepeso (IMC 25-34) e idade entre 20 e 50 anos estabeleceu a correlação entre estresse, ansiedade, insônia e excesso de peso. Essas mulheres relataram que normalmente comem mais em respostas a situações estressantes.
O grupo foi dividido em placebo (n=10) e o outro grupo (n=16) foi suplementado com Relora® 250 mg três vezes ao dia durante 6 semanas.
O grupo suplementado com Relora® reduziu os níveis de stress e ansiedade, não se tendo verificado aumento de peso, ao contrário do que aconteceu com o grupo placebo que aumentou 1,5 kg durante o estudo. Foram analisados os parâmetros de sangue (glicose, função renal e hepática, hemograma e TSH) que mostraram a segurança de Relora® para a saúde. Além da redução dos níveis de stress e de ansiedade verificou-se uma redução do consumo de “junk food” (alimentos altamente calóricos, mas sem valor nutricional) e uma diminuição dos níveis de cortisol, principalmente ao deitar.
Gráfico 3. Relora® reduziu significativamente a pontuação total da ansiedade em relação ao placebo medido através do formulário de Spielberger(p<0,05).
Manutenção do peso (in vivo)
Outro estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo com 28 mulheres pré menopausadas, saudáveis, com idade entre 20-50 anos, que geralmente comem mais em situações estressantes foi realizado com objetivo de avaliar a manutenção do peso no grupo placebo (n=10) comparado ao grupo Relora® (n=18). O grupo Relora® foi suplementado com 3 doses diárias de 250 mg de Relora® durante 6 semanas.
Os resultados mostraram um aumento significativo do peso no grupo placebo, mas sem ganho significativo para o grupo Relora®. Após o tratamento o grupo placebo ganhou em média 1,5 Kg enquanto o grupo Relora® não apresentou alterações no peso.
Indivíduos com sobrepeso ou obesos que comem devido à ansiedade ou estresse podem se beneficiar com a suplementação de Relora®. A diminuição dos níveis de cortisol diminuem os níveis de estresse, ajudando dessa forma, manter o peso corporal.
Referências bibliográficas
- Qiang LQ, Wang CP, Wang FM, Pan Y, Yi LT, Zhang X, Kong LD. Combined administration of the mixture of honokiol and magnolol and ginger oil evokes antidepressant-like synergism in rats. Arch Pharm Res. 2009;32(9):1281–92.
- Garrison R, Chambliss WG. Effect of a proprietary Magnolia and Phellodendron extract on weight management: a pilot, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Altern Ther Health Med. 2006;12(1):50–54.
- Sufka KJ, Roach JT, Chambliss WG Jr, Broom SL, Feltenstein MW, Wyandt CM, Zeng L. Anxiolytic properties of botanical extracts in the chick social separation-stress procedure. Psychopharmacology (Berl) 2001;153(2):219–24.
- Talbott SM, Talbott JA, Pugh M. Effect of Magnolia officinalis and Phellodendron amurense (Relora®) on cortisol and psychological mood state in moderately stressed subjects. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2013;10:37. doi:10.1186/1550-2783-10-37.
- Graeff FG, et al. The hypothalamic-pituitary-adrenal axis in anxiety and panic.
- Holsboer F, Barden Antidepressants and hypothalamic-pituitary-adrenocortical regulation. Endocr Rev.;17(2):187-205 (1996).
- Kalman, Douglas S et al. “Effect of a Proprietary Magnolia and Phellodendronextract on Stress Levels in Healthy Women: A Pilot, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial.” Nutrition Journal 7(2008): 11. PMC. Web. 21 May 2015.