É UM METABÓLICO DO AMINOÁCIDO LEUCINA, UM CETOÁCIDO DA LEUCINA, TAMBÉM CHAMANDO DE KIC.
O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfa-cetoisocaproato) é um metabólito do aminoácido Leucina, um cetoácido da leucina, também chamado de KIC. Um cetoácido é muito similar a um aminoácido, porém no lugar de um grupo amino, há um grupo ceto, razão pela qual não ocorre a liberação de amônia durante sua metabolização.
- Ganho de massa muscular magra;
- Ganho de força;
- Melhora a recuperação da lesão muscular;
- Melhora o desempenho esportivo;
- Retarda a sensação de fadiga
- Evita o catabolismo (perda de proteínas).
AMINOÁCIDOS
Em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e, portanto, devem ser ingeridos por meio da dieta. Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada (ACR), ou seja, leucina, valina e isoleucina. Eles participam da regulação do balanço proteico corporal além de ser fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina.
METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA
A oxidação enzimática mais ativa dos ACR está localizada no músculo esquelético. Apesar do fígado não poder diretamente catabolizar os ACR, o mesmo apresenta um sistema muito ativo para a degradação dos cetoácidos de cadeia ramificada oriundos dos correspondentes ACR. Essa distribuição tecidual específica do catabolismo dos ACR decorre da distribuição única das duas primeiras enzimas envolvidas no catabolismo dos ACR, ou seja, aminotransferase de aminoácidos de cadeia ramificada (ATACR) – que catalisa a transaminação dos ACR, em reação reversível – e o complexo enzimático desidrogenase de cetoácidos de cadeia ramificada.
LEUCINA
Quanto à regulação da síntese proteica muscular, verifica-se que a leucina age estimulando a fase de iniciação da tradução do RNA-mensageiro em proteína, por mecanismos tanto dependentes quanto independentes de insulina.
Existem evidências demonstrando o papel fundamental dos ACR – especialmente a leucina – na regulação de processos anabólicos envolvendo tanto a síntese quanto a degradação protéica muscular.
No que se diz à respeito de nutrição esportiva, os ACR são extensivamente utilizados por atletas, baseado em estudos de que esses aminoácidos podem promover anabolismo proteico muscular, atuar em relação à fadiga central, favorecer a secreção de insulina, melhorar a imunocompetência, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e aumentar a “performance” de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes.
Existem também diversos metabólitos da leucina que apresentam funções interessantes no meio esportivo.
Dentre esses metabólitos estão o HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato), bastante utilizado para diminuir o catabolismo proteico evitando a perda de massa muscular, o HICA (ácido alfa-hidroxi-isocapróico), usado para aumentar a síntese de proteína promovendo um maior ganho muscular e o KIC (alfa-cetoisocaproato).
PROPRIEDADES E MECANISMO DE AÇÃO
KIC tem propriedade anticatabólica, o que significa que contribui para o crescimento muscular.
Catabolismo: É o estado em que o corpo degenera o tecido muscular, através da fadiga dos músculos. Quanto mais longo e difícil for o treino, mais dano será causado ao tecido muscular.
Anabolismo: É o estado em que o corpo constrói o tecido muscular, reparando o tecido muscular danificado, desenvolvendo o aumento da massa muscular.
Com a administração de KIC pode-se poupar a utilização de glicose pelo músculo esquelético, possivelmente pela inibição da deposição de glicogênio e / ou o complexo enzimático piruvato-desidrogenase no músculo esquelético. Além disso, o fígado é capaz de converter o KIC para corpos cetônicos, aumentando, assim, o fornecimento de energia potencial durante o exercício. KIC, sendo um análogo da leucina, através de leucina desidrogenase e / ou ramificada transferase de aminoácidos da cadeia amina, ajudando uma variedade de tecidos incluindo músculo esquelético, a diminuir a fadiga e preservar o músculo esquelético do a produção de força muscular durante o exercício intenso.
SÍNTESE DO KIC | POSSUI ALTA CAPACIDADE ANTI CATABÓLICA
O KIC é considerado um dos cetoácidos de maior importância e se forma quando a leucina perde seu grupo amino para uma molécula denominada alfa-cetoglutarato, resultando então, na formação do KIC e glutamato. O KIC possui alta capacidade anti catabólica, especialmente nos estados de elevado desgaste muscular, como no exercícios intensos. Devido a esta propriedade, o KIC é importante para a nutrição esportiva.
BENEFÍCIOS DO KIC NO EXERCÍCIO FÍSICO
A suplementação de KIC pode aumentar a performance durante os exercícios intensos, pois fornece uma suplementação adequada de energia, atenua a acumulação de amônia e reduz os danos causados às células musculares esqueléticas.
Além disso, o KIC permite que o músculo utilize com mais eficiência a glicose, pois este inibe a formação de glicogênio. O tecido hepático também converte o KIC em corpos cetônicos aumentando a oferta de energia durante o exercício.
O KIC também fornece um aporte de aminoácidos para o músculo esquelético, diminuindo as lesões musculares, a fadiga e aumentando a força muscular.
CONCENTRAÇÃO PLASMÁTICA
A suplementação com KIC melhora a performance principalmente nos exercícios moderados e de alta intensidade. Estudos tem reportado que as considerações plasmáticas do KIC aumentaram entre 150 a 300% após ingestão de 1,5 a 9,0g de KIC.
DOSAGEM USUAL
Uso Interno: 100 a 300mg 1 vez ao dia
Sugestão de Fórmula
EXPLOSÃO E ENERGIA
KIC………………..……..…300mg
HMB…………………………1g
Maltodextrina………….3g
Palatinose……………….10g
Mande 30 sachês:
Sugestão de uso: Tomar 1 sachê ao dia, diluído em água, 30 minutos antes do treino.
Indicação: aumentar as reservas de energia para atividades anaeróbicas intensas, fazendo com que os músculos tenham a energia necessária para explosões de força.
ENERGY POWER
CoenzimaQ10……..………25mg
Cordyceps sinensis…..125mg
LCM(L Citrulina malato)….500mg
Creatina…………………………1,5g
Ribose………………………….1,5g
Trans resveratrol..………100mg
Shake baunilha qsp………….10g
Mande 30 sachês. Sugestão de uso: Tomar 1 a 2 sachês 2 horas antes da atividade. Pode ser associada ao EXPLOSÃO E ENERGIA.
Ação: Aumenta os níveis de ATP intracelular e a utilização de oxigênio. Maior nível de glicogênio disponível, melhorando a performance.
AUMENTO DE FORÇA E MASSA
KIC………………………..……150mg
L Glicina………………..……300mg
NO3………….…………………600mg
L Ornitina………………..…300mg
Mande 30 Cápsulas:
Sugestão de uso: Tomar 1 a 2 cápsulas ao dia, 30 minutos antes do treino.
Ação: Atenua a acumulação de amônia, aumenta a concentração de óxido nítrico (vasodilatação) e reduz os danos causados às células musculares esqueléticas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Yarrow JF, Parr JJ, White LJ, borsa PA, Stevens BR. The effects os short-term apha– ketoisocaproate acid supplementation on exercise performance: daromized controlled trial. Resercha article. Jornal Of International Society os Sports Nutrition 2007, 4:2 doi: 10.1186/1550-2783-4-2.
- Wax B1, Kavazis AN, Brown SP, Hilton L. Effects of supplementl GAKIC ingestion on resistence training performance in trained men. RES Q Exerc Sport. 2013 Jun; 84(2): 245-51
- Wax B1, Hilton L, Vickers B, GiLLILAND k, Conrad M. Effects of glycine-arginine a ketoisocaproic acid supplementaion in college-age trained females during multi-bouts of resistence exercese. J Diet Suppl. 2013 Mar; 10(1) : 6-16. doi: 10.3109/19390211.2012.758216. Epub 2013 Jan 29.
- http://definicaototal.com.br/treinos/qual-e-a-diferenca-entre-anabolismo-e catabolismo/ #sthash.oCHdPM0e.dpuf
- http://www.hmdb.ca/metabolites/hmdb00695
|
|||