Homeopatia- Calcarea Carbonica

CALCAREA CARBÔNICA

É extraída da camada média da concha de ostras, após a eliminação da madrepérola. É um pó branco insolúvel na água e no álcool.

 Propriedades / Indicação

 Indicada para uma gama de enfermidades, mas sua atuação sobre ossos e dentes é notória.

Na extração dentária pode haver inflamação onde têm-se edema, calor, rubor, dor e por fim a perda da função.

edema é causado principalmente pela fase exsudativa, por causa do aumento de líquido e de células.

calor vem da fase vascular, onde há hiperemia arterial e, consequentemente, aumento da temperatura local.

rubor é a vermelhidão, que também decorre da hiperemia.

dor é originada por mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas.

Finalmente, a perda de função é decorrente do edema e da dor, que dificultam as atividades locais.

A Calcarea carbônica age sobre a circulação principalmente em casos de infecção, aumentando a vasoconstrição e, consequentemente a coagulação do sangue.

Também é indicada nos casos de dentição difícil e lenta, para dentes sensíveis a água fria e ar, ótimo medicamento para dor nas costas, dor nas juntas, ossos fraturados que demoram a se curar e dentição dolorida em crianças. Também é eficaz em dores de cabeça.

Apresenta ação marcante sobre o tecido ósseo. Uma das características do medicamento é a de produzir exostose (provem da irregularidade na distribuição de Ca), acúmulo em determinado lugar, quase ausente em outro. Assim, um osso pode estar cartilaginoso até o ponto de deformar-se por ausência de Calcarea carbônica, enquanto em outro lugar, existam formações ósseas, sólidas em razão do acúmulo de carbonato de cálcio.

Sugestão de uso

Calcarea carbônica CH6

Tomar 5 glóbulos ou gotas 3 vezes ao dia nos 3 dias anteriores a cirurgia.

No dia do procedimento, 5 glóbulos ou gotas até de hora em hora.

No dia que se segue, e nos próximos 3 após a cirurgia, tomar 5 glóbulos ou gotas 3 vezes ao dia ou conforme orientação de um profissional habilitado.

5 Comentários


  1. Boa tarde Elizangela , td bem ?? Estava vendo seu artigo sobre a Calária Carbônica CH6, e no meu meio ( sou Implantodontista ), vejo que alguns colegas ja adotam essa medicação em caso de deficiência na qualidade do osso ( Densidade óssea muito baixa ).
    Vc tem algum estudo cientifico onde com a calcária é possível melhorar essa qualidade do ossso ??? Estou com um caso noa meu consultório onde coloco os implantes e os mesmos acabam nõa osseointegrando.
    Desde ja , agradeço, obrigado .
    Att: Dr luis Carlos Cintra ( drlccintra@hotmail.com )

    Responder

    1. Olá Dr. Luis! Te enviei uma resposta no seu email. Obrigada!

      Responder

  2. Boa tarde minha sobrinha é deficiente auditiva e acabou tendo depressão e o Dr receitou isso pra ela é calcárea carbônica 200 Ch xx e pediu pra dar 10 gotas de dois em dois dias será que isso é indicado pra depressão e sobre peso?? Agradeço se puder me responder

    Responder

  3. Boa noite, Doutora.

    Quero uma consulta telemedicina com a senhora.
    Tenho um caso de infecçao na raiz do 1o molar. Porém nunca evoluçao durante os 4 anos apos o procedimento de canal. Mas tenho q tratar destes 2 dentinhos, antes de usar aparelho ortodontico. A sugestao do dentista é extração, porem ele mesmo reconheceu que sou assintomáticas e tenho gengiva saudavel. Então, qual medicamento homeopático poderia tratar desta infecçao estável? (cardozokamilla@gmail.com)

    Aguardo retorno. Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *