Ubiquinol é a Coenzima Q-10 na sua forma reduzida, é encontrada normalmente em nosso organismo, mais precisamente com ação de carreador de elétrons pela membrana das mitocôndrias, sendo um fator essencial para a energia celular.
Por ser extremamente sensível a oxidação, este tem um alto poder antioxidante nas mitocôndrias e membranas lipídicas, eliminando os radicais livres.
Recomendação de uso
É recomendado o uso de 100 a 300mg/dia
Indicações
- Agente antioxidante;
- Melhora do desempenho de atletas;
- Melhor controle do índice glicêmico;
- Age sobre a fibromialgia;
- Melhora a qualidade do sêmen;
- Infertilidade masculina.
Vantagens
- Potente antioxidante natural;
- De 6 a 10 vezes mais potente que a Ubiquinona;
- Sem efeitos colaterais atribuídos;
- Considerado um composto seguro;
- Diversos sítios de melhora com um só produto.
Estudos relacionados ao Ubiquinol
Efeito antioxidante
O ubiquinol-10, tem sido sugerido como um protetor, mesmo para a oxidação de ADN mediada por peroxidação de lípidos. Para investigar se a concentração de ubiquinol-10 afeta a extensão de danos no ADN induzida por H2O2, que foi adicionado in vitro em linfócitos humanos contendo a coenzima q-10 reduzida.
Foram avaliadas as quebras da cadeia de ADN por ensaio cometa. A exposição dos linfócitos a 100 microM H2O2 resultou na diminuição rápida de conteúdo celular ubiquinol-10, e em células de controlo, ao passo que o alfa-tocoferol e a concentração de beta-caroteno eram inalterada.
Depois de 30 minutos de exposição de H2O2, a quantidade de quebras na cadeia de ADN foi mais baixa e a viabilidade das células foi significativamente maior em células de ubiquinol-10 enriquecido em comparação com células de controle.
Desta forma, foi possível a observação do Ubiquinol no controle da oxidação dos linfócitos, mostrando seu alto potencial antioxidante intracelular.
Controle da diabetes
A Coenzima Q10 fornece a energia para as funções celulares. Foi realizado um estudo aberto para examinar os efeitos clínicos da suplementação de a forma reduzida de CoQ10, ubiquinol, em adição aos agentes de redução da glucose convencionais em pacientes com diabetes tipo 2.
Nove pacientes (3 homens e 6 mulheres) com diabetes tipo 2 recebram medicamento convencional. Os mesmos receberam uma dose oral de 200 mg de ubiquinol por dia, durante 12 semanas.
O efeito do ubiquinol sobre a pressão arterial, perfil lipídico, controle glicêmico, estresse oxidativo e inflamação foram examinados antes e após a suplementação ubiquinol.
Outros cinco voluntários saudáveis também foram designados para receber uma dose oral de 200 mg de ubiquinol por dia durante 4 semanas para examinar os efeitos de ubiquinol sobre a secreção de insulina.
Nos pacientes com diabetes, não houve diferenças em relação à pressão arterial, perfil lipídico, marcador de estresse oxidativo, e marcadores inflamatórios. No entanto, houve melhorias significativas na hemoglobina glicosilada (53,0 ± 4,3 para 50,5 ± 3,7 mmol / mol, p = 0,01) (7,1 ± 0,4 para 6,8 ± 0,4%, P = 0,03).
Em voluntários saudáveis, o índice insulinogênico (0,65 ± 0,29-1,23 ± 0,56, P = 0,02) e o rácio da proinsulina para a insulina foi significativamente melhorada (3,4 ± 1,8 a 2,1 ± 0,6, P = 0,03).
Os resultados são consistentes com a sugerindo que a suplementação de ubiquinol em sujeitos com diabetes do tipo 2, além de medicamentos anti-hiperglicémicos convencionais, melhora o controlo glicémico por melhorar a secreção de insulina, sem quaisquer efeitos adversos.
Infertilidade Masculina
A Coenzima Q 10 foi encontrada nas mitocondrias dos espermatoziodes, propondo que a sua biodisponibilidade aumenta a energia das células. A partir deste fato, estudos foram feitos para verificar a presença do Ubiquinol com parametros do sêmem.
Mostrando melhora em: densidade, mobilidade, morfologia e o volume.
Reações adversas.
Nenhuma reação adversa foi observada.
Interações Medicamentosas.
Pode acentuar as ações das Estatinas.
https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Ubiquinol.pdf