INDICAÇÃO: A Famotidina é indicada em pacientes com úlcera duodenal (profi laxia e tratamento a curto prazo), úlcera gástrica, refl uxo gastroesofágico, condições de hipersecreção gástrica associada com síndrome de Zollinger-Ellison, sangramento gastrintestinal secundário a hemorragia por úlcera gástrica ou duodenal ou gastrite hemorrágica.
REAÇÕES ADVERSAS: Reações ocasionais: diarréia, exatema, cefaléia, confusão, sonolência, diminuição da libido, discrasia sangüínea, hepatoxicidade e toxicidade renal. PRECAUÇÕES: Famotidina pode apresentar reações cruzadas de sensibilidade com outros bloqueadores de receptor histaminérgico H2. E é excretada no leite materno. Abster-se de ingerir alimentos e bebidas irritantes. O tratamento deve perdurar por 4-6 semanas, raramente ultrapassa 8 semanas. Em condições hipersecretórias o tratamento mostra-se mais efeito quando é administrado com alimentos ou especialmente na hora de dormir. FDA alerta aos profi ssionais de saúde a necessidade de ajuste da dosagem em pacientes com insufi ciência renal moderada. Clearance de creatinina < 50ml/minuto, pois a bula só recomenda o ajuste da dose em pacientes com insufi ciência renal grave. Clearance de creatinina < 10ml/minuto. Sua absorção é diminuida por antiácidos. Aumenta o risco de neutropenia quando usado concomitantemente com depressores medulares. Reduz a absorção de cetoconazol. A famotidina excretado pelo rim, aumenta o risco de reações tóxicas em pacientes c/ insufi ciência renal moderada ou grave.
CONTRA-INDICAÇÃO: Famotidina é contra indicada em pacientes com comprometimento das funções renal e hepática.
TOMAR CONFORME ORIENTAÇÃO MEDICA.
ORIENTAÇÕES GERAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Referências Bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.