O Alendronato de Sódio estabelece um balanço ósseo positivo, constituindo progressivamente o osso histológicamente normal e aumentando a DMO (densidade mineral óssea).
'’Alendronato de Sódio é indicado para o tratamento da osteoporose tanto em mulheres com osteoporose no período pós-menopausa, quanto para homens. Age na preservação da saúde dos ossos, combatendo fraturas, inclusive do quadril e da coluna.’’ Farmacêutica Neila Mara
O Alendronato de Sódio é um aminobifosfonado, que é semelhante ao pirofosfato, uma substância presente no organismo, que age na regulação do metabolismo de cálcio e ajuda dessa forma na preservação dos ossos. Atua com os mesmos resultados que os estrógenos e possui ação analgésica que torna seu uso eficaz em fraturas por osteoporose. É uma alternativa para as mulheres que não podem ou não querem usar estrógenos.
Assegura o aumento de massa óssea específica, tanto para espinha dorsal quanto para o fêmur proximal. É indicado para mulheres na menopausa, pode ser utilizado no tratamento da osteoporose em homens.
O Alendronato de Sódio estabelece um balanço ósseo positivo, constituindo progressivamente o osso histológicamente normal e aumentando a DMO (densidade mineral óssea), já foi demonstrado em estudos em animais e biopsias de osso humano. Estudos in vitro mostram que o Alendronato de Sódio atua principalmente unindo-se aos sítios de reabsorção óssea, sendo depois incorporado à matriz óssea na formação do osso normal, reduzindo assim a profundidade da cavidade de reabsorção.
‘’Alendronato de Sódio é indicado para o tratamento da osteoporose tanto em mulheres com osteoporose no período pós-menopausa, quanto para homens. Age na preservação da saúde dos ossos, combatendo fraturas, inclusive do quadril e da coluna.’’ Farmacêutica Neila Mara
Alendronato de Sódio – 30 cápsulas (uso contínuo)
Tomar 01 cápsula ao dia ou conforme a orientação de um profissional habilitado.
Precauções: Deve ser administrado longe das refeições (com pelo menos 30 minutos de jejum) e é necessária a suplementação de cálcio. Isso porque alguns alimentos, medicamentos e outros líquidos diminuem a absorção do Alendronato.
Para manutenção dos resultados o produto deve ser usado continuamente. O tratamento com Alendronato de Sódio leva ao aumento da massa óssea até níveis normais após 1 a 3 meses, podendo reverter a progressão da osteoporose. No entanto, a sua ação diminui consideravelmente após 3 a 6 meses de suspensão de tratamento, indicando que a eficácia depende da administração continua.
Para iniciar o tratamento, devem ser descartados estados de osteomalácia, ou deterioração da mineralização esquelética por causa de hipocalcemia, hipofosfatemia ou déficit de Vit C. É contra indicado na gravidez, lactação, crianças, insuficiência renal severa e problemas ativos do TGI. Os efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer dores abdominais, erupção cutânea e eritema.
As Referências Bibliográficas se encontram em nosso departamento técnico farmacêutico, baseadas nas literaturas e materiais de nossos fornecedores.